A consciência de um individuo é manifestada por meio de diferentes veículos (mas frequentemente chamados de corpos), em um conjunto denominadado Holossoma. Os corpos que compoem o Holossoma são: Soma (o corpo físico), Energossoma (o corpo energético), Psicossoma (o corpo emocional) e Mentalsoma (o corpo mental). A projeção astral, também conhecida como projeção da consciência (PC) e experiência fora do corpo (EFC) é a desassociação da consciência do corpo físico (Soma) de um indivíduo e do plano material.
A projeção astral é um portal para uma nova dimensão. As pessoas que acessam esse portal podem viajar para onde quiserem e interagirem com diferentes elementos da dimensão extra-física. Além disso, a prática equilibra as energias e alinha os chackras; expande o autoconhecimento e ocasiona lembranças de vidas passadas.
Há muitos métodos para se alcançar o estado extra-físico. Um dos métodos mais conhecidos é o do parapsicólogo Robert Monroe. O método é descrito por D. Scott Rogo, no livro "Leaving The Body: A Complete Guide to Astral Projection" (1983), e é realizado da seguinte forma:
1.
Relaxe o corpo. De acordo com Monroe, a capacidade de relaxar é o primeiro pré-requisito para ter uma experiência fora do corpo. Relaxamento físico e mental. Monroe não sugere um método para conseguir isso
relaxamento, mas relaxamento muscular progressivo, juntamente com exercícios respiratórios funcionam bem.
2.
Entre em um estado hipnagógico, entre o sono e a vígilia. Uma maneira e fazer isso é manter o antebraço para cima, enquanto mantém o braço apoiado a cama ou o chão. Quando você começar a adormecer, seu braço cairá e você despertará novamente. Com prática, você pode aprender a controlar o estado hipnagógico sem usar o braço. Outro método é concentrar-se em um objeto. Quando outras imagens começarem a entrar no seu pensamentos, você entrou no estado hipnagógico. Assista passivamente essas imagens. Isso também o ajudará a manter esse estado de quase sono. Monroe chamou isso de Condição A.
3.
Aprofunde neste estado hipnagógico. Comece a limpar sua mente. observe seu campo de visão através dos olhos fechados. Não faça mais nada por um tempo. Simplesmente olhe através das pálpebras fechadas para a escuridão à sua frente. Depois de um tempo, você poderá notar padrões de luz. Esses padrões são simplesmente descargas neurais. Eles não têm um efeito específico. Ignore-os. Quando eles cessarem, você entrou no que Monroe chamou de Condição B. A partir daqui, deve-se entrar em um estado de relaxamento ainda mais profundo que Monroe chama de Condição C – um estado que você perde toda a consciência do corpo e estimulação sensorial. Você está quase em um vazio cuja única fonte de estímulo serão seus próprios pensamentos.
4.
Entre em um estado de vibração. Esta é a parte mais importante da técnica, e também a mais vaga. Muitos que tiveram experiências astrais notaram essas vibrações no início da projeção. Elas podem ser experimentadas como formigamento leve ou eletricidade sendo disparada pelo corpo. A causa delas é um mistério. Na verdade, pode ser o corpo astral tentando deixar o físico.
5.
Aprenda a controlar o estado vibracional. Pratique controlá-lo, empurrando-o mentalmente em sua cabeça, até os dedos dos pés, fazendo-o surgir por todo o seu corpo e produzir ondas vibracionais da cabeça aos pés. Para produzir esse efeito de onda, concentre as vibrações e mentalmente empurre uma onda para fora de sua cabeça e guie-a para baixo de seu corpo. Pratique isso até conseguir induzir essas ondas sob comando. Depois de ter o controle do estado vibracional, você estará pronto para sair do corpo.
6.
Comece com uma separação parcial. A chave aqui é o controle do pensamento.Mantenha sua mente firmemente focada na ideia de deixar o corpo. Não deixe-a vagar. Pensamentos perdidos podem fazer com que você perca o controle do
estado. Agora, tendo entrado no estado vibracional, comece a explorar a EFC liberando "uma mão ou um pé" do seu corpo físico. Monroe sugere que você estenda um membro até que ele entre em contato com um objeto familiar, como uma parede perto da sua cama. Então empurre-o através do objeto. Retorne o membro colocando-o de volta em coincidência com o físico, diminua a taxa vibracional e então termine o experimento. Deite-se em silêncio até voltar totalmente ao normal. Este exercício irá prepará-lo para a separação total.
7.
Desassocie-se do corpo. Monroe sugere dois métodos para esse. Um método é sair do corpo. Para fazer isso, pense que está ficando cada vez mais leve depois de entrar neste estado vibracional. Pense em como seria bom flutuar para cima. Mantenha esse pensamento em mente a todo custo e não deixe que pensamentos estranhos o interrompam. A EFC ocorrerá naturalmente nesse ponto. Outro método é a Técnica de "método de rotação" ou "roll-out". Quando você tiver alcançado o estado vibracional, tente rolar como se estivesse se virando na cama. Não tente rolar fisicamente. Nesse ponto, você estará fora do corpo. Pense em flutuar para cima e você se encontrará flutuando acima do corpo.